Oito Produtos Para Ficar De Olho Na Data De Vencimento, 13 Produtos Que Têm Data De Validade E Ignoramos

Informação completa acerca de Medicamentos, Interacções, Equivalências, Laboratórios e Princípios Activos

Interacções Medicamentosas

Suplementos

Descubra Toda a Saúde numa coleção de Artigos sobre temas de Saúde Humana e Veterinária - como Beleza, Nutrição, Sexualidade e Doenças, entre outros.

Saúde Onde?

Notícias domain authority Saúde actualizadas diariamente com temas Saúde nacional e internacional Leia ou Descarregue as edições mensais dos nossos Magazines com artigos completos sobre temas domain authority Saúde Humana e Veterinária

Lojas

Comunidade

My Índice

Acesso à Área Profissional


Índices Medicamentos interacções medicamentosas Toda a Saúde Saúde Onde Notícias Magazines Comunidade My Índice PESQUISAR

*

*

O tema não é novo, mas a verdade é que ainda há muito desconhecimento no que respeita à validade dos alimentos e má interpretação dos rótulos. Aliás, os erros mãng cầu leitura dos prazos de validade são responsáveis por 10% vì chưng desperdício alimentar, mesmo o produto estando em perfeito estado para consumo.

Bạn đang xem: Oito produtos para ficar de olho na data de vencimento


*

*

DIETA E NUTRIÇÃO

MUDE SUA ALIMENTAÇÃO, MUDE A SUA VIDA!

Alimentar-se nos dias de hoje é, para muitos, sinónimo de consumir produtos enlatados e processados – distribuídos estrategicamente pelas prateleiras dos supermercados para cativar o consumidor. LER MAIS


Antes de mais, e para que os dois termos utilizados deixem de ser confundidos, convém esclarecer a diferença entre “Consumir de preferência antes de...” – referente à Data de Durabilidade Mínima (DDM) de um produto, e “Consumir até...” – referente à Data Limite de Consumo (DLC) de um produto.A DLC aplica-se aos géneros alimentícios pré-embalados, microbiologicamente perecíveis e que, por essa razão, são suscetíveis de apresentar, após um curto período de tempo, um perigo imediato para a saúde humana.Sendo assim, são produtos que só podem ser consumidos até à validade imposta pelo fornecedor. Este tipo de produtos está identificada no rótulo como “Consumir até...”, com a informação clara sobre o dia, o mês e o ano de validade. A partir desta data, o risco de desenvolvimento de bactérias e de intoxicação alimentar aumenta significativamente.Assim, a DLC indica uma data limite imperativa, o que significa que consumir um produto depois domain authority data indicada representa risco para a saúde humana. Geralmente, os alimentos associados a este tipo de validade estão inseridos nas categorias dos frios, tal como o peixe, iogurtes, queijo, carnes frescas ou refeições prontas.Já a DDM é aplicada aos géneros alimentícios pré-embalados que óc apresentam problemas de segurança alimentar. Estes produtos, apresentados com a menção “Consumir de preferência antes de…”, podem ser comercializados e consumidos depois bởi vì prazo de validade imposta pelo fornecedor.Assim, se um produto indica uma DDM, pode ser consumido sem riscos para a saúde, no entanto, é provável que exista alguma perda ligeira de textura ou aroma. É o caso vì chưng café, por exemplo, bebido muito tempo depois da DDM indicada, perde ligeiramente o seu sabor, mas pode ser consumido.A mesma coisa acontece com o pão, em que passados alguns dias a textura fica diferente, mas óc é por isso que óc se pode consumir numas torradas ao pequeno-almoço.Para combater o desperdício alimentar, as cadeias de supermercados colocam em alguns produtos etiquetas de cores chamativas onde se lê “Aproximação vị fim do prazo de validade”. Estes produtos têm em geral um preço com desconto, já que a margem de tempo em que vai poder ser consumido com todas as garantias é menor. Se comprar, assegure-se de que consegue consumir dentro desse prazo.Agora que está mais informado, só tem de ir gerindo os rótulos lá em casa e fazer a sua parte para evitar o desperdício.

Alimentos fora vì prazo de validade. Quando comer e quando deitar fora? Quando os alimentos chegam ao fim vày prazo de validade, coloca-se uma questão: devem ir para o lixo ou ainda estarão bons para consumir? A resposta é complexa e depende vì chưng tipo de prazo em causa. Especialistas em segurança alimentar explicam como se deve ler os diferentes tipos de prazos inscritos nas embalagens.
*

A principal diferença entre os dois tipos de datas de validade é a palavra “preferencialmente”. A referência “consumir de preferência antes de” aponta para a “data de durabilidade mínima” e corresponde à data “até à qual se considera que os géneros alimentícios conservam as suas propriedades específicas”, segundo a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Assim, a data indicada nessa embalagem indica o dia até ao qual os produtores “garantem que o alimento está em condições” perfeitas em termos das suas propriedades, explica ao muabanvali.com João Noronha, professor da área de segurança alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC). 


PUB

“A partir dessa data, o alimento poderá óc estar tão bom vì chưng ponto de vista da textura e vị sabor, mas não é perigoso para a saúde”, acrescenta.

O “consumir de preferência antes de” é aplicado a produtos que “não sejam perecíveis”, acrescenta Paula Teixeira, professora e investigadora mãng cầu área de segurança alimentar mãng cầu Escola Superior de Biotecnologia domain authority Universidade Católica no Porto. 

Apesar de o “ideal” ser consumir os alimentos “o mais frescos possível”, a especialista sublinha que “não faz sentido rejeitar produtos que tenham ultrapassado a data de durabilidade mínima”, já que a sua ingestão “não coloca em risco a saúde bởi consumidor”.

Mas há um fator importante: as datas de validade referidas nos alimentos só são válidas enquanto o alimento estiver fechado.

“A partir bởi momento em que o produto sai domain authority embalagem, o alimento deixa de estar seguro e começa a degradar-se”, alerta João Noronha. Geralmente, estes produtos têm indicação sobre quanto tempo podem ser mantidos abertos até se estragarem.

Xem thêm: Lý do nên mua vali chất liệu gì, nên mua vali nhựa pp, pc hay abs

Goreti Botelho, nutricionista e coordenadora vì curso técnico superior profissional em Qualidade Alimentar na ESAC, sublinha que, caso os alimentos “exijam condições especiais de conservação e/ou de utilização”, devem “ser fornecidas instruções” no rótulo vị produto, incluindo “o prazo de consumo” após abertura.

Importa sublinhar que há alimentos que, segundo o regulamento europeu, não necessitam de ter referência à data de durabilidade mínima, tais como os vinhos e bebidas com título alcoométrico volúmico de 10% ou superior, vinagres, sal de cozinha, açúcar no estado sólido, pastilhas elásticas, entre outros.

Também as frutas e produtos hortícolas que “não tenham sido descascados, cortados ou objeto de outros tratamentos similares” ou os produtos de padaria e pastelaria óc têm referência a prazo de validade, refere a ASAE.

O que significa “consumir até”?

*

Consumir alimentos com a indicação “consumir até” depois de a data-limite de validade estar ultrapassada pode acarretar perigos para a saúde.


A ingestão de microrganismos patogénicos (bactérias, parasitas, vírus ou toxinas) pode provocar uma intoxicação alimentar, sendo os sintomas mais comuns diarreia, dores de estômago ou cólicas, náuseas, vómitos e febre.

Nos casos mais simples, a intoxicação alimentar passa ao fim de alguns dias. Contudo, se os sintomas persistirem ou se tornarem mais intensos, será necessária intervenção médica. 

Segundo o Centro norte-americano de Controlo de Prevenção de Doença (CDC), as intoxicações alimentares graves podem causar problema de saúde graves – tais como meningite, danos renais ou danos cerebrais e nervosos – ou até provocar a morte. Dados domain authority Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que, todos os anos, morrem 420 mil pessoas devido à ingestão de alimentos contaminados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *